slideslideslideslideslide

 

 
                  
 
                              
Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

Sequência de Leitura e Leituras Compartilhadas: as atividades literárias durante o período de aulas remotas

Apesar do distanciamento presencial, a proximidade dos alunos com os livros tem sido foco da Coopeducar neste período de ensino remoto. A sequência de leitura realizada com o terceiro ano e as leituras compartilhadas, foco do quarto e quinto ano, se destacam entre as atividades.

Conduzidas pelo Professor Thiago Braga, as propostas reúnem gêneros literários diversos e desenvolvem nas crianças a prática leitora, oralidade e até a produção textual “Os círculos de leitura e as leituras compartilhadas fazem parte da rotina dos alunos desde as séries iniciais da escola”, explica Thiago Braga, “No terceiro ano estamos realizando um projeto voltado para os Mitos Gregos, no qual fazemos as leituras desses mitos recontados pelo escritor Erich A. Kimell”, conclui.

A sequência de leitura de Mitos Gregos culmina em uma proposta de produção de texto como objetivo ao final da atividade. O tema chamou atenção das crianças e as discussões acerca das fantásticas narrativas mitológicas fomentam discussões calorosas e encantam o imaginário dos alunos.

Responsável pelas aulas de leitura e pelo ambiente bibliotecário escolar, o professor explica a proposta e destaca a importância das atividades neste período de aulas remotas “Com a adoção dos encontros a distância, tivemos que reestruturar essas práticas, de modo que pudéssemos dar continuidade a elas ainda que no formato digital. Com o auxílio das professoras e das coordenações, reformulamos e adotamos novas estratégias e, mesmo sem o ‘olho no olho’, as atividades de leitura compartilhada têm sido bastante enriquecedoras nas duas turmas”, explica.

No quarto ano, a Leitura Compartilhada é conduzida pelo livro “O Gênio do Crime”, de João Carlos Marinho – um romance policial voltado exclusivamente para o público infantil – vem aguçando sobremaneira a criatividade dos alunos e, também, suscitando boas discussões. “Os alunos realizam leituras coletivas e debates em grupo, comigo, e também leituras autônomas em casa”, explica Thiago. Ambas as leituras dialogam com os conteúdos trabalhados em sala de aula pelas professoras regentes das turmas.

No quinto ano a Leitura Compartilhada está envolvendo os alunos com um dos clássicos da literatura, "O enigma do coronel Hayter", de Arthur Conan Doyle. O romance policial está sendo lido pelas crianças que já estão fascinadas pelo mundo dos enigmas. "Com a mediação correta qualquer um, em qualquer idade, pode dar início aos grandes clássicos, e as crianças já estão por dentro do universo de Sherlock Holmes", conta Thiago. 

A Coordenadora de Língua Portuguesa, Professora Erlane Correa, explica a organização das ações “O professor Thiago foi indicado, pois já realiza essa proposta nas aulas de biblioteca com as crianças e essa foi a maneira que encontramos de manter esse contato dele com as crianças nas atividades de literatura, mas também por ser conhecedor dos gêneros literários e o planejamento dessa proposta envolve gêneros desafiantes para as crianças, além dos objetivos de leitura e oralidade”.

Thiago Braga durante encontro remoto com estudantes para Leitura Compartilhada.
Thiago Braga durante encontro remoto com estudantes para Leitura Compartilhada.
Thiago Braga durante encontro remoto com estudantes para Leitura Compartilhada.
Tecnologia do Google TradutorTradutor