slideslideslideslideslide

 

 
                  
 
                              
Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

OLIMPÍADAS DE HISTÓRIA: ALUNOS DO OITAVO E NONO ANO CHEGAM ATÉ A TERCEIRA FASE

Os alunos do oitavo e do nono ano do Ensino Fundamental da Coopeducar chegaram até a terceira, de seis fases, das Olimpíadas Nacionais de História. A 12º edição do evento ocorre virtualmente e a escola participou com equipes do oitavo e nono anos. 

A professora de história, Rafaela Caliman, conta que “Nesta edição, montamos quatro equipes para participar do evento, que geralmente acontece entre março e abril, mas que, neste ano, devido à pandemia de Covid-19, foi adiado e ocorre agora, de 06 de setembro a 30 de novembro".

Para Rafaela, o empenho dos estudantes foi muito grande e isso garantiu o bom resultado “São seis fases, cada uma composta por questões objetivas e discursivas, muito bem elaboradas, que fogem muito do padrão de atividades, pensadas a partir de textos, histórias, quadrinhos entre outros recursos. A última fase, presencial, é realizada em São Paulo”, explica.

A primeira fase envolveu os assuntos com abordagem diferenciada da História. Na segunda fase, atividades interpretativas de documentos históricos sobre assuntos variados. As equipes, organizadas, preparam-se para realizar a terceira fase da prova no formato digital, com um método dinâmico. “Temos um grupo onde trocamos muitas informações e debatemos sobre cada questão. Algumas são individuais e por isso conversamos muito e nos encontramos virtualmente com a professora para solucionar todos os desafios”, conta Maria Falchetto Antoniazzi, do oitavo ano.

“Fico muito feliz de ter participado com essa equipe, e de termos passado pelas primeiras destas seis fases”, conta Rafaela. Alguns dos alunos que têm até mesmo o objetivo de estudar história já aproveitam para oportunizar seus conhecimentos nas provas. Infelizmente, a equipe não passou pela terceira fase, mas a experiência e o empenho dos estudantes com certeza foram valorizados.

Para a aluna, Maria Antoniazzi, “a participação foi muito boa. Esse formato online foi novo para todos nós e acabou sendo um desafio a mais. As Olimpíadas são uma forma muito dinâmica e estimulante para testarmos nossos conhecimentos, além de nos incentivar a realizar a pesquisa por informações novas e proporcionar uma interatividade maior. Estou com grandes expectativas de que nossos objetivos sejam alcançados, e o principal deles não é a vitória, mas estimular a pesquisa e a busca por informações”, concluí. 

"Foi muito feliz poder experenciar essas Olimpíadas e colocar em teste os conhecimentos, essa participação permitiu aos alunos entenderem a dinâmica do evento e se prepararem para os próximos desafios e para as próximas Olimpíadas", conclui a professora

Tecnologia do Google TradutorTradutor