Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

Coopeducar promove Feira das Ciências

A escola Coopeducar realizou, na sexta-feira, 22/11, a sua tradicional Feira das Ciências. O evento, que acontece uma vez a cada dois anos, foi aberto ao público e contou com exposições, experimentos científicos, salas temáticas, painéis e oficinas promovidos por alunos de todos os segmentos da escola.

Além de pais, visitantes e alunos da Coopeducar, mais de 500 estudantes de outras escolas visitaram a Feira. As escolas Fioravante Caliman, Liberal Zandonadi, Domingos Perim, Fundação Deolindo Perim, Antenor Honório Pizzol, de Venda Nova, e a escola EMEIEF Forno Grande, de Castelo, marcaram presença no evento.

Durante a Feira, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio apresentaram para os visitantes alguns dos trabalhos mais significativos realizados, envolvendo conceitos das diversas áreas das Ciências: Química, Física, Biologia, Medicina Natural, Sustentabilidade, Ecologia etc.

Experimentos

No segmento da Educação Infantil, as turmas dos Grupos 2 e 3, produziram, no auditório da escola, a sala temática “Experimentação: descobrir, imaginar e brincar”, ambiente lúdico onde os visitantes, sobretudo as crianças, puderam se divertir e vivenciar experimentos que abarcavam exploração de imagens, experiências com luz, sombras e sons, piscina de bolinhas, além de espaços inspirados nas obras dos artistas Hélio Oiticica e Yayoi Kusama.

“Saúde que vem da natureza” foi a temática abordada pelos pelas crianças dos Gupos 4 e 5. O Grupo 4 promoveu a oficina “Respire, relaxe”, que contou com a participação da aromaterapeuta Juliana Sant’ana e apresentou uma exposição oral sobre as plantas medicinais, atividade que teve a colaboração das Voluntárias da Pastoral de Saúde de Venda Nova do Imigrante. O Grupo 5 promoveu a oficina “Sucos Coloridos”, atividade onde as crianças produziram sucos de cores variadas e, em seguida, apresentaram para os visitantes os benefícios das cores dos alimentos. Já a turma do 1º Ano realizou, na quadra da Coopeducar, o “Mercado Descarte Certo”, espaço onde os visitantes simulavam a compra de produtos e, posteriormente, davam destino certo aos “resíduos”.

As turmas do Ensino Fundamental I apresentaram diversas atividades na quadra da escola. As propostas abordavam questões relacionadas à ecologia, matemática, energia limpa e geometria. Os estudantes do 2º Ano produziram o espaço “Plantas: o que aprender com elas?”, atividade onde os alunos apresentaram conteúdos relacionados à germinação, partes das plantas, cuidados e preservação. O 3º Ano promoveu os “Espaços diversificados: um convite à geometria”, proposta onde os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar atividades diversificadas que envolveram tangram, geoplanos, dobraduras e quebra-cabeças. A turma do 4º Ano, por sua vez, no espaço intitulado “Energia limpa e responsabilidade ambiental”, realizou uma série de exposições orais que apresentavam as fontes de energias renováveis e não renováveis, com ênfase na energia eólica e na energia solar fotovoltaica, modelo adotado pela Coopeducar atualmente. Coube aos alunos do 5º Ano a promoção da proposta “Geometria em movimento”, espaço que abarcou uma atividade de percurso onde os participantes precisavam seguir comandos (que envolviam conteúdos de ângulos, direção e sentido) para a conclusão da tarefa.

Os estudantes do segmento do Ensino Fundamental II apresentaram experimentos que envolveram as áreas de ecologia, animais, corpo humano, química e física. As turmas dos 6º e 7º anos prepararam trabalhos que contemplaram conteúdos relacionados à água, atmosfera, sistema solar, efeito estufa e barragens (6º Ano); e ecossistema, insetos, efeito estufa e evolução dos seres vivos (7º Ano). Os estudantes do 8º Ano, por seu turno, preparam uma “Viagem pelo corpo humano”, sala temática onde os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre os sistemas. E, por fim, o “Show de Ciências”, espetáculo teatral que aconteceu em vários momentos onde os alunos do 9º Ano apresentaram para o público experimentos diversos de Física e Química.   

No segmento do Ensino Médio, os alunos da 2ª Série prepararam três experimentos: as “Conchas Acústicas”, que ficaram situadas no Espaço Experimental da escola; o Painel Expositivo “Você sabe o que você está comendo?” e o Gerador de Van de Graaff.

Segundo a professora da Educação Infantil da EMEIEF Forno Grande, Graziane Aparecida Tiengo, “a Feira estava muito bem organizada. Nossos alunos comentaram muito no decorrer da semana. Há relatos de outros professores que também falaram que as crianças gostaram bastante, comentaram dos espaços, das apresentações e, pra mim, como professora, admirei muito os alunos pequenos apresentando as propostas, achei superinteressante. Me encantou muito, foi um prazer muito grande participar deste momento, espero que tenhamos outras oportunidades”, avaliou Graziane.

A Feira das Ciências da escola Coopeducar tem como objetivo colocar a teoria em prática, despertando nos estudantes a curiosidade científica, bem como externar as práticas científicas vivenciadas em sala de aula.

Confira um pouco do que aconteceu na nossa Galeria de fotos!


 

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
Tecnologia do Google TradutorTradutor