Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

Alunos do sexto ano publicam antologia em formato digital

Os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da escola Coopeducar apresentaram, no último dia 30 de novembro, o projeto "Diário animal: como seria ser um bicho?", uma produção coletiva da turma aos colegas do terceiro e quinto ano da escola, e também aos familiares e público remoto. A apresentação foi a etapa final de um longo projeto, que envolveu muito planejamento, produção, organização, recepção dos colegas e apresentação.

A professora Soraya Camata destacou, no início da apresentação, que "a turma estudou, ao longo deste ano, três gêneros literários,  mitos e lendas, epistolar ou correspondências, e o gênero confessional, que inclui os diários. Nesse sentido, o sexto ano realizou uma produção escrita que envolve o gênero estudado. A partir daí, decidimos coletivamente que seria importante pensar em um interlocutor, ou seja, o destinatário dos nossos textos e a turma optou por destinar esses diários aos colegas do terceiro e quinto ano da escola".

A produção textual realizada coletivamente pelo sexto ano resultou em uma antologia de diários de animais e o grupo decidiu apresentar alguns dos textos aos colegas de escola, aos familiares e ao público em geral, através da leitura e depoimentos dos autores. Mediado pela professora Soraya Camata as apresentações foram gravadas e veiculada pelo Youtube em dois momentos. Os vídeos que foram transmitidos ao vivo para os colegas que estavam em situação remota e também aos familiares e ao público em geral estão disponíveis pelos links abaixo:

"Diário animal: como seria ser um bicho?" Uma produção do 6º ano para o 5º ano da escola Coopeducar - YouTube

"Diário animal: como seria ser um bicho?" Uma produção do 6º ano para o 3° ano da escola Coopeducar - YouTube

Para a gravação e veiculação dos vídeos a turma contou com a contribuição do pai do aluno Ronan, Rodrigo Santolin Marchezi, que se utilizou dos equipamentos audiovisuais necessários para a transmissão ao vivo.

Os diários da antologia envolvem um olhar curioso dos autores sobre os personagens animais que protagonizam as narrativas. Antônio, um dos autores, destacou "Este é o meu texto, mas não é o meu diário, e sim do cachorro". O ponto de vista dos alunos sobre o diário e sobre o texto narrativo em primeira pessoa foi destacado pela turma e após a leitura de cada um dos diários que compõem a antologia, o grupo realizou a publicação oficial do livro na plataforma Wattpad e está disponível para leitura através do link:

Diário animal: os vestígios de um bicho - Meu diário ao contrário - Wattpad

A coordenadora pedagógica da escola Coopeducar, professora Lúcia Helena, assistiu à apresentação presencialmente e destacou que "esse ano foi um desafio para todos e não foi diferente para o sexto ano. Ao produzir os textos que vimos aqui hoje o grupo enfrentou as dificuldades da modalidade remota e a professora também precisou se adequar. Contudo, esse ótimo resultado que vocês trazem mostra que o empenho valeu muito a pena. Parabéns a todos", concluiu.