Alunos do sexto ano publicam antologia em formato digital
Os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da escola Coopeducar apresentaram, no último dia 30 de novembro, o projeto "Diário animal: como seria ser um bicho?", uma produção coletiva da turma aos colegas do terceiro e quinto ano da escola, e também aos familiares e público remoto. A apresentação foi a etapa final de um longo projeto, que envolveu muito planejamento, produção, organização, recepção dos colegas e apresentação.
A professora Soraya Camata destacou, no início da apresentação, que "a turma estudou, ao longo deste ano, três gêneros literários, mitos e lendas, epistolar ou correspondências, e o gênero confessional, que inclui os diários. Nesse sentido, o sexto ano realizou uma produção escrita que envolve o gênero estudado. A partir daí, decidimos coletivamente que seria importante pensar em um interlocutor, ou seja, o destinatário dos nossos textos e a turma optou por destinar esses diários aos colegas do terceiro e quinto ano da escola".
A produção textual realizada coletivamente pelo sexto ano resultou em uma antologia de diários de animais e o grupo decidiu apresentar alguns dos textos aos colegas de escola, aos familiares e ao público em geral, através da leitura e depoimentos dos autores. Mediado pela professora Soraya Camata as apresentações foram gravadas e veiculada pelo Youtube em dois momentos. Os vídeos que foram transmitidos ao vivo para os colegas que estavam em situação remota e também aos familiares e ao público em geral estão disponíveis pelos links abaixo:
Para a gravação e veiculação dos vídeos a turma contou com a contribuição do pai do aluno Ronan, Rodrigo Santolin Marchezi, que se utilizou dos equipamentos audiovisuais necessários para a transmissão ao vivo.
Os diários da antologia envolvem um olhar curioso dos autores sobre os personagens animais que protagonizam as narrativas. Antônio, um dos autores, destacou "Este é o meu texto, mas não é o meu diário, e sim do cachorro". O ponto de vista dos alunos sobre o diário e sobre o texto narrativo em primeira pessoa foi destacado pela turma e após a leitura de cada um dos diários que compõem a antologia, o grupo realizou a publicação oficial do livro na plataforma Wattpad e está disponível para leitura através do link:
Diário animal: os vestígios de um bicho - Meu diário ao contrário - Wattpad
A coordenadora pedagógica da escola Coopeducar, professora Lúcia Helena, assistiu à apresentação presencialmente e destacou que "esse ano foi um desafio para todos e não foi diferente para o sexto ano. Ao produzir os textos que vimos aqui hoje o grupo enfrentou as dificuldades da modalidade remota e a professora também precisou se adequar. Contudo, esse ótimo resultado que vocês trazem mostra que o empenho valeu muito a pena. Parabéns a todos", concluiu.