ALUNOS DO TERCEIRO ANO ESTUDAM OS POVOS INDÍGENAS E DESENVOLVEM COMPORTAMENTOS LEITORES
A turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da Coopeducar estuda o projeto Populações Indígenas. A proposta é interdisciplinar e envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia. A partir da temática dos Povos Indígenas, o grupo estuda textos expositivos com o objetivo de estimular comportamentos leitores.
Para dar início ao projeto, a professora regente da turma, Sandra da Silva, revelou “durante uma aula exploratória, perguntei às crianças o que elas já conheciam sobre os povos indígenas e o que eles gostariam de saber. A partir disso, convidamos a Professora Leninha, que é especialista em História, para responder a essas perguntas e falar sobre as curiosidades das crianças”. O contato com o conteúdo proposto também se deu através dos textos expositivos “É interessante porque as crianças ficaram impressionadas com as novas informações que descobriram”, conclui a professora.
A professora Erlane Correa, Coordenadora de Língua Portuguesa, explica a importância do uso dos textos expositivos no estudo do tema ao longo do projeto “são estes textos que têm o objetivo de instigar o aluno a ler para aprender, ou seja, a partir do contato com os textos expositivos sobre os povos indígenas são desenvolvidos inúmeros procedimentos que contribuem para as crianças estudarem o conteúdo proposto, mas também desenvolverem comportamentos leitores”. Sobre a visita da professora especialista, Erlane revela “Penso que a participação da professora Leninha é imprescindível, não apenas por se tratar de uma profissional especialista em História, mas uma pesquisadora das populações indígenas locais aqui da região serrana. É uma oportunidade das crianças terem contato com um especialista, com um olhar investigativo para a História”, contou Erlane.
A visita da professora Leninha, especialista em História, aconteceu no dia 05 de agosto, e através da conversa com as crianças puderam debater a importância do conhecimento sobre o tema. A organização da vida dos povos indígenas, a divisão do trabalho e a vida na comunidade foram algumas das curiosidades que estavam envolvidas nos estudos das crianças. "Falamos dos nativos que habitavam nossa região de Alto Castelo, os Puris Coroados. Essa visita foi uma forma de tornar a história mais próxima, mesmo tendo acontecido a milhares de anos atrás, faz com que as crianças entendam do todo, os povos que habitavam nosso país e de maneira bem próxima, os povos que viviam em nossa região", explica a Professora Leninha, que também revelou satisfação no contato com o grupo "A turma foi muito receptiva, com muitas curiosidades e interesses, o que tornou o tema ainda mais importante. Assim é a História. É só jogar a sementinha que a curiosidade e nosso instinto pela busca do saber flui. Que mais momentos de conhecimento como esse possam voltar a acontecer. A história ganha e nosso alunos também", concluiu.