COOPEDUCAR CELEBRA 21 ANOS DE HISTÓRIA
No dia 4 de outubro, a Escola Coopeducar de Venda Nova do Imigrante completou 21 anos de atividades. Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônia, na sede da escola, na Vila Betânea. Além de alunos e equipe escolar, estiveram presentes no evento ex-alunos, ex-diretoras e ex-presidentes da cooperativa.
Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi quando a cápsula dos 20 anos, contendo mensagens escritas por alunos, pais e funcionários, foi desenterrada do pátio central. Devido à pandemia da Covid-19, o momento de desenterrar a cápsula precisou ser adiado em um ano. As mensagens foram escritas, há 10 anos, registrando as expectativas da comunidade escolar para o aniversário de 20 anos da instituição.
Na cerimônia, estiveram presentes a primeira diretora e a segunda diretora da escola, Sirley Brozinga Zandonade e Elis Regina Falqueto, respectivamente; os ex-presidentes da cooperativa João Fábio Zandonade, Diomar Vazzoler, Nilton Carlos Galdino; e a atual presidente, Loreda Venturim Falqueto. Também participaram da celebração os pais fundadores da escola Dione Falqueto e Dinorá Falqueto, e os ex-alunos Guilherme Paste Perim e Marcos Caliman Zandonade.
O ex-aluno Davi Cevolani Busato, que em 2010 foi o responsável por colocar as capsulas no buraco e agora está estudando na UFES, fez questão de participar do momento. Também participaram os ex-alunos Guilherme Paste Perim e Lucas Caliman Zandonade que foram responsáveis por desenterrar a cápsula dos 10 anos em 2010.
O atual diretor da Coopeducar, José Adelso Viçosi, ressaltou a marca de 21 anos da instituição reforça o compromisso com a Educação. "Os 21 anos da escola Coopeducar servem para confirmar sua missão que foi implantada desde o inicio: educar não só para a aquisição de conhecimento, mas para transformar a vida do estudante em ser pensante, atuante na sociedade. Isso é observado nos estudantes que por aqui passaram e hoje atuam como profissionais em diferentes áreas. O carisma, a identidade dos princípios cooperativistas se manifestam nestes profissionais", afirma Adelso.