Coopeducar participa do lançamento do projeto Cooperativas Mirins
Na última terça-feira, 22 de outubro, o diretor da Coopeducar, Adelso Viçosi, juntamente com as coordenadoras pedagógicas, Norminda Dela Costa e Lucia Helena Alves, estiveram em Vitória, na sede da OCB, participando de uma reunião para a implantação do projeto de novas Cooperativas Mirins no Estado. Além da Coopeducar, estiveram presentes na reunião representantes das cooperativas educacionais Coopesg (São Gabriel da Palha), Cel (Linhares) e Cooperação (Santa Maria de Jetibá), juntamente com gestores de Escolas Vivas e representantes da SEDU.
Na ocasião, a assistente social e assessora do Instituto Sicoob de Maringá, Paraná, Emanuelle Moraes, apresentou para os presentes um pouco de como funcionam as cooperativas mirins, sua estrutura e seu modo de implantação. A assessora também mostrou um pouco do trabalho que o Instituto vem desenvolvendo e as parcerias que estão sendo construídas com as escolas para a implantação do projeto.
O projeto Cooperativas Mirins é promovido pelo Instituto Sicoob, em parceria com a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) e com as escolas interessadas. O modelo teve início no sul do Brasil e há 2 anos foi implantado no Espírito Santo. A proposta tem como objetivo desenvolver nos adolescentes e jovens o espírito cooperativista através da implantação de cooperativas mirins dentro das cooperativas educacionais ou de escolas públicas.
Ao final do encontro, a superintendente do Sicoob Central, Sandra Helena Rosa Kwak, fez uma apresentação dos resultados alcançados pelas instituições que já aderiram ao modelo. A Coopeducar deverá implantar o projeto a partir do próximo ano.