Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

Coopeducar promove exposição artística “Vivências”

Com o intuito de mostrar o processo de criação artística a partir dos conteúdos estudados pelos alunos do Ensino Fundamental I nas aulas de Arte, sob orientação das professoras Rosânia Falqueto e Tatiane Nascimento, a Escola Coopeducar está promovendo a exposição artística “Vivências”. A exibição das obras está no Pátio do Fundamental e é composta por atividades produzidas pelos alunos do 2º ao 5º ano.

Neste primeiro semestre, a turma do 2º ano produziu a exposição “Autorretrato”, que consiste em uma atividade de desenho e escultura com argila em que os alunos reproduziram a própria imagem. A proposta foi inspirada na obra de Pablo Picasso, pintor espanhol que, dentre outras coisas, se destacou na história da arte por produzir inúmeros trabalhos usando a técnica do autorretrato. Os alunos do 3º ano, por sua vez, produziram a exposição “Operários”, uma releitura coletiva e individual da obra homônima da pintora brasileira Tarsila do Amaral.

Já as turmas dos 4º e 5º anos, realizaram a mostra intitulada "Desdobramentos”. A proposta faz referência à visitação da exposição “Cidades Abstratas” do artista João Cesar de Mello realizada no dia 16/05, no SESC Glória em Vitória. A Mostra Individual do artista capixaba, com desenhos e pinturas desenvolvidos ao longo de mais de 20 anos de produção, revelou diversas formas de representação dos elementos que João percebeu no coração da capital Vitória: objetos, áreas vazias e áreas densas, texturas, elementos de conexão, de apoio, ou apenas contemplativos – termos que o artista gosta de utilizar ao falar de seus conceitos criativos. As obras de João Cesar de Mello serviram de inspiração para os alunos que, durante a visitação, puderam apreciar de perto o trabalho do artista.

Márcia Falqueto Minete, fonoaudióloga e mãe de dois alunos da Coopeducar, avaliou positivamente a exposição “Vivências”. “Tive a oportunidade de ver com calma essas atividades! Achei a proposta incrível. Parabéns aos professores e alunos envolvidos”, salientou Márcia. Lúcia Helena Alves Ribeiro, Coordenadora Pedagógica do 2º ao 5º ano, afirmou que "o sentimento em relação à exposição é que ela valoriza o processo de criação dos alunos. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz muito isso em relação à arte, que é preciso que o aluno seja protagonista e tenha acesso a diferentes materiais e experimente inúmeras possibilidades de criação. Pra mim, a exposição traduz bem isso, ela é um recorte da criatividade por meio do processo artístico de cada grupo. É o resultado daquilo que a gente trabalha na escola, fiquei muito satisfeita com a exposição”, completou a Coordenadora.