Coopeducar realiza plano de ação para período de quarentena
Na última quarta-feira, 15, representantes da diretoria administrativa da Coopeducar se reuniram com membros do conselho fiscal e da equipe gestora da escola para avaliar os impactos que o cenário nacional de isolamento em precaução ao Covid-19 está causando na cooperativa de ensino.
A equipe pedagógica da escola apresentou o trabalho que é realizado pelos professores em plataformas digitais a distância, assim como as ações a serem realizadas nos próximos dias nas diferentes etapas de ensino. A Coopeducar tem utilizado diferentes meios para que as orientações de trabalho possam chegar a todos os alunos e pais. Na educação infantil, por exemplo, o trabalho dos professores tem sido realizado por meio de vídeos informativos aos pais e recados para as crianças, além da postagem de vídeos interativos com contação de histórias, propiciando o reforço do vínculo entre o professor e a criança. Do ensino fundamental I ao ensino médio a escola adotou plataformas de ensino e aprendizagem que permitem a interação entre professor e aluno, como também a realização de tarefas sob a orientação do professor.
Outro aspecto discutido na reunião refere-se às questões financeiras da cooperativa. Como a grande maioria dos funcionários do setor administrativo não estão podendo trabalhar, a equipe diretiva optou pela suspensão temporária do contrato de trabalho de todos (conforme a MP 936 do Governo Federal), sem prejuízo financeiro, com a garantia do retorno ao trabalho assim que as aulas retornarem. Decidiu-se também pelo desconto de 20% nas mensalidades de todos os cooperados a partir do mês de maio. A Coopeducar tem observado que muitas famílias tiveram redução de receitas neste período de pandemia e o desconto tem por objetivo reduzir o impacto no orçamento familiar.
Ao final da reunião ficou estabelecido que a cada 15 dias o grupo irá se reunir para avaliar os próximos cenários e estabelecer novas medidas dentro das necessidades que forem surgindo na cooperativa.