Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

Coopeducar utiliza videoaulas e outras ferramentas para promover interação à distância com alunos em todas as etapas

Diante das medidas voltadas para o isolamento social e da suspensão provisória das aulas presenciais, soluções têm sido pensadas para garantir o acesso à educação dos alunos em todas as etapas do ensino. Na Coopeducar, o coletivo de professores, junto da coordenação e direção pedagógica tem atuado em diversas frentes para garantir que o conteúdo escolar seja trabalhado à distância.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o caminho encontrado foi o Google Sala de Aula. A ferramenta se transformou no principal veículo de comunicação entre professores e alunos. Por meio das atividades anexadas em documentos de texto ou tabelas os alunos estudam e realizam atividades de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Na mesma plataforma, os professores especialistas contribuem com a continuidade dos estudos das crianças através de propostas para as aulas de Inglês, Artes, Teatro e até Educação Física, mostrando que o distanciamento não impediu a interação e nem mesmo as brincadeiras.

A Coordenadora Pedagógica da Coopeducar, Professora Lúcia Helena Larrieu, explica "Temos nos debruçado no planejamento pedagógico considerando as especificidades de cada faixa etária. O trabalho é de manter vivo o contato entre alunos e professores nesses dias de isolamento. Vamos juntos passar este momento tão desafiador". Para garantir todas as ações realizadas em todos os segmentos de ensino, a equipe pedagógica da Coopeducar tem se reunido periodicamente através de videoconferências para realizar planejamento, definir ações e coletar dificuldades, experiências e sugestões. 

Nos anos finais do Ensino Fundamental - a partir do 6º ano - até o Ensino Médio, os professores e alunos também interagem através da plataforma de ensino da Google, mas apesar dessa ferramenta, esta etapa do ensino utiliza o Portal Edebê, plataforma oferecida pela Rede Salesiana de Ensino, e nele possuem acesso a todo material didático que a escola utiliza nessa etapa. "Neste portal, os alunos têm acesso aos livros didáticos. Vale lembrar que o Ensino Médio tem acesso às listas de atividades que são disponbilizadas no próprio portal".

Raquel Fracarolli é mãe do Pietro Fracarolli Vilar, do 6º ano do Ensino Fundamental, ela conta como tem sido os dias de atividades à distância. "Foi bom ter um apoio rápido da escola. Criamos um grupo no Whatsapp  e com os alunos o espaço de atividades online (Google Sala de Aula). Observei como o meu filho se sentiu acolhido, com espaço do coração e do dia preenchido com atividades". Os pais podem acompanhar o cronograma de atividades propostas e, dessa forma, o aluno não deixa de interagir com a escola. Raquel ainda acredita na certeza de que o aprendizado "está fluindo e em caminhos possíveis nesse momento. Recolhimento sim, isolamento não, é o que a escola tem nos proporcionando", conclui a mãe do aluno, agradecendo à escola.

A partir da próxima segunda-feira, dia 06, os professores farão gravações de vídeo-aulas, que serão disponibilizadas aos alunos de todos os anos. "No Ensino Médio este movimento já começou pelo Skype e pelo Zoom, que são ferramentas específicas para interação em vídeo. Nosso objetivo é diminuir essa distância entre os alunos e os professores em todos os outros anos e possibilitar a todos os alunos da Coopeducar uma rotina de estudos durante este período", disse a coordenadora, que ressaltou "nenhuma ferramenta digital substitui o contato entre professores e alunos dentro da sala de aula, a presença física e a mediação direta, mas estamos nos esforçando para que este trabalho à distância diminua a sensação de isolamento", conclui.

Imagem da Galeria Professora do terceiro ano em sua vídeo-aula
Imagem da Galeria Equipe pedagógica e professores em reunião por videoconferência
Imagem da Galeria Desenho de observação proposto pela professora Rosa para o 3º ano do Ensino Fundamental
Imagem da Galeria Postagem em rede social mostra alunos interagindo com as atividades online
Imagem da Galeria Alunos realizam atividades através de celulares e computadores