Encontro sobre o Cooperativismo
Aconteceu, na última quinta-feira, 12 de setembro, na Coopeducar, uma reunião de alinhamento entre representantes da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), a equipe pedagógica, membros da diretoria e professores da Coopeducar, com o objetivo de discutir e alinhar ações que contribuam para o fortalecimento do cooperativismo.
As analistas Teresa Raquel Trancoso e Bianca Rocha foram as representantes da OCB. Num primeiro momento, a analista de projetos, Teresa Raquel Trancoso, apresentou o cenário das cooperativas educacionais do Estado. Em seguida, a analista de desenvolvimento, Bianca Rocha, apresentou as propostas do Cooperjovem e das Cooperativas Mirins. As analistas relataram como está a implantação das propostas em outras cooperativas e como poderá ser feita a implantação na Coopeducar.
O Cooperjovem é um programa que proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos. As Cooperativas Mirins, por sua vez, são modelos implantados nas escolas cooperativas que buscam fazer com que os alunos vivenciem a prática do cooperativismo em todas as suas instâncias.
A proposta é que para 2020 a Coopeducar faça a adesão ao programa Cooperjovem já no primeiro semestre para, posteriormente, aderir ao programa Cooperativa Mirim. Para a equipe da Coopeducar, o encontro foi norteador e essencial para a retomada de ações que contribuam com formação cooperativa da comunidade escolar.