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Enem 2018: Coopeducar conquista a 16ª posição no ranking das escolas capixabas com melhor pontuação

 

No dia 19 de junho foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) as médias por colégio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2018. Mais uma vez, segundo o ranking das 100 escolas públicas e privadas capixabas com melhor pontuação no Enem, a Escola Coopeducar está entre as 20 melhores do estado do Espírito Santo (num universo de mais de 300 escolas).

O ranking considerou a média dos alunos de cada instituição nas quatro provas objetivas (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) realizadas no ano de 2018. A Coopeducar ocupa o 16° lugar geral. No ano de 2018 a escola ocupou o 19º lugar, subindo três posições nesse ano. Os resultados do ano de 2019 colocam a Coopeducar como a 1ª colocada entre as escolas do município de Venda nova do Imigrante, além de ser a 1ª dentre todos os colégios da região serrana e a única cooperativa educacional que figura entre as 20 melhores colocadas.

 

Matemática

Dentre todas as provas objetivas avaliadas pelo ranking, a melhor média dos alunos da Coopeducar foi na área da Matemática. O excelente desempenho dos estudantes nessa área deve-se a um trabalho diferenciado que perpassa por todos os segmentos da escola. Segundo a Formadora de Matemática Marli Zupeli Bossois “tal resultado tem uma relação direta com a Formação Continuada dos Professores cuja intenção é alinhar teoria e prática, em um percurso de profissional pesquisador e protagonista de boas práticas de sala de aula; outro aspecto é a participação ativa do(a) aluno(a) em seu processo de aprendizagem, com a oportunidade de expressar um pensamento ou procedimento de realização de situação-problema, discutir outros modos, de forma que o erro ou acerto tornam-se algo natural no cotidiano.”

Henrique Busato Falqueto, ex-aluno da Coopeducar e estudante de Engenharia Civil da Ufes, afirma que sempre teve facilidade com a matemática. Segundo o universitário, “a escola sempre trabalhou aliando a teoria com a prática, sempre de forma dinâmica. Eu acho isso um grande diferencial. A Coopeducar consegue trabalhar de forma diferente. Esse modo de trabalhar, incentivando o aluno a brincar com a matéria, é muito interessante. Penso que o diferencial sempre é a base, começar lá de baixo com as turmas menores, fazer toda essa preparação faz uma diferença absurda no final”, completou Henrique.

Redação

Para além das médias avaliadas pelo ranking, vale ressaltar também o excelente resultado da Coopeducar na prova de redação, que, em 2018, teve como tema a “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. De todas as notas avaliadas no exame, a redação foi a maior média dos alunos da Coopeducar.

Vale salientar que a escola Coopeducar, desde o ano de 2012, realiza um trabalho especial com a redação, projeto orientado pelo professor de língua portuguesa Mario Luiz Bonato. Segundo o professor, hoje a proposta consiste na produção de duas redações semanais e tem como objetivo criar o hábito da escrita e, em seguida, aprimorá-lo. Mario salienta também que o seu trabalho com a redação perpassa, sobretudo, por duas práticas: primeiro, realiza-se uma minuciosa orientação inicial acerca da estrutura da redação do Enem; segundo, oferece-se subsídios (conteúdos, técnicas, atualidades, etc) para que o estudante possa obter sucesso no projeto. O professor Mario Bonato destaca também que a redação, para além do Enem, é utilizada como ponto de partida para trabalhar os conteúdos gramaticais nas turmas do Ensino Médio.

Carla Meneghetti Galdino, ex-aluna da Coopeducar e estudante de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), obteve excelentes notas na redação nos anos 2015, 2016 e 2017 (940, 920 e 980, respectivamente) e reforça que participar do projeto do professor Mario Bonato a ajudou a criar o hábito de escrever e a compreender a estrutura da redação, facilitando o desenvolvimento de sua capacidade de argumentação.