Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" 
Semeando ideias. Colhendo resultados!

Luz, Câmera, Texto! Bricolagem realizada pelo nono ano da Coopeducar ganha versão digital

A turma do nono ano do Ensino Fundamental da Coopeducar realiza trabalho intertextual com muito dinamismo e em formato virtual, através de encontro remoto com o professor da turma, Mário Luiz Bonato. A bricolagem, como é chamado, é um trabalho que já faz parte, há algum tempo, das atividades do 9º ano. Apesar dos desafios impostos pelo regime de distanciamento social, a tradição não deixou de acontecer. "Ao chegar no 9º ano, uma das primeiras perguntas dos alunos é: Professor, vai ter bricolagem, né? Neste contexto, apresentei o desafio para a turma, e eles, de pronto, aceitaram", explica Professor Mário.

O objetivo da atividade se orienta por dois passos: compreender a construção do argumento como recurso discursivo no texto lúdico e colocar-se como protagonista na leitura, na interpretação e na declamação de variados gêneros, pois são trabalhados a prosa e o poema. "Neste momento, estamos finalizando o estudo da primeira unidade do nosso material de apoio, cujo tema é 'A Argumentação nas artes' e, mais especificamente no terceiro capítulo desta unidade, há a tematização do 'Encantamento', ou seja, exercer a função poética da linguagem", explica o professor.

O passo seguinte é considerar o texto base "Eu sei, mas não devia”, de Marina Colasanti e selecionar outros textos que pertencem ao mesmo campo semântico, ou seja, o distanciamento social. "Após selecionarmos os textos, passamos a escolher as músicas que fariam o 'fundo' para as declamações. No mesmo sentido, caminhamos com as imagens, e este passo sim, foi o maior desafio, pois além de captarmos as imagens coletivas do grupo, deveríamos captar também as individuais, além das outras que iriam fazer parte deste mosaico, a que chamamos bricolagem", conta Mário.

A sincronia dos momentos coletivos, e a limitação técnica em virtude dos instrumentos de cada aluno foram alguns dos percalços que o grupo identificou. A montagem final e edição do material contaram com a ação dos próprios alunos, e o resultado final foi apresentado no audiovisual em diversos grupos da instituição. Confira aqui alguns prints da atividade.

Imagem da Galeria Trecho da atividade audiovisual de Bricolagem do nono ano.
Imagem da Galeria Trecho da atividade audiovisual de Bricolagem do nono ano.
Imagem da Galeria Trecho da atividade audiovisual de Bricolagem do nono ano.
Imagem da Galeria Trecho da atividade audiovisual de Bricolagem do nono ano.