Luz, Câmera, Texto! Bricolagem realizada pelo nono ano da Coopeducar ganha versão digital
A turma do nono ano do Ensino Fundamental da Coopeducar realiza trabalho intertextual com muito dinamismo e em formato virtual, através de encontro remoto com o professor da turma, Mário Luiz Bonato. A bricolagem, como é chamado, é um trabalho que já faz parte, há algum tempo, das atividades do 9º ano. Apesar dos desafios impostos pelo regime de distanciamento social, a tradição não deixou de acontecer. "Ao chegar no 9º ano, uma das primeiras perguntas dos alunos é: Professor, vai ter bricolagem, né? Neste contexto, apresentei o desafio para a turma, e eles, de pronto, aceitaram", explica Professor Mário.
O objetivo da atividade se orienta por dois passos: compreender a construção do argumento como recurso discursivo no texto lúdico e colocar-se como protagonista na leitura, na interpretação e na declamação de variados gêneros, pois são trabalhados a prosa e o poema. "Neste momento, estamos finalizando o estudo da primeira unidade do nosso material de apoio, cujo tema é 'A Argumentação nas artes' e, mais especificamente no terceiro capítulo desta unidade, há a tematização do 'Encantamento', ou seja, exercer a função poética da linguagem", explica o professor.
O passo seguinte é considerar o texto base "Eu sei, mas não devia”, de Marina Colasanti e selecionar outros textos que pertencem ao mesmo campo semântico, ou seja, o distanciamento social. "Após selecionarmos os textos, passamos a escolher as músicas que fariam o 'fundo' para as declamações. No mesmo sentido, caminhamos com as imagens, e este passo sim, foi o maior desafio, pois além de captarmos as imagens coletivas do grupo, deveríamos captar também as individuais, além das outras que iriam fazer parte deste mosaico, a que chamamos bricolagem", conta Mário.
A sincronia dos momentos coletivos, e a limitação técnica em virtude dos instrumentos de cada aluno foram alguns dos percalços que o grupo identificou. A montagem final e edição do material contaram com a ação dos próprios alunos, e o resultado final foi apresentado no audiovisual em diversos grupos da instituição. Confira aqui alguns prints da atividade.