Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

Mapas e explorações. Alunos do quinto ano recebem visita da Professora de História Rafaela Caliman

A turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Coopeducar recebeu a visita da Professora Rafaela Caliman. O objetivo do momento foi aproximar as crianças de uma especialista da área para agregar ao conteúdo das aulas de História e Geografia.

No primeiro encontro a turma desenvolveu o estudo de Leitura de Mapas e, a partir do debate com a visitante, os alunos puderam conhecer como surgiram os mapas, as formas como são organizados e suas finalidades. Para a Professora Erlane, responsável pela turma, “a aula foi muito exploratória e bacana. Eu mesma não tinha todo aquele conhecimento sobre mapas e a forma como a Professora Rafaela colocou foi tão lúdica, interessante e investigativa que abriu um leque de possibilidades para os próximos encontros com a turma”.

Durante o momento, a Professora Rafaela propôs uma investigação sobre os mapas, desde o motivo da criação, suas finalidades, e até a leitura de diversos elementos como a legenda, a escala, as representações por cores, entre outros.

A aula teve duração de 50 minutos, garantiu a atenção e contribuiu com a curiosidade da turma em relação ao tema. No desenvolvimento da proposta de atividade, os alunos deixaram uma síntese do conhecimento apreendido, perguntas e curiosidades sobre o tema.

Para Rafaela, o momento foi muito feliz “Acho que essa é uma excelente oportunidade para trocar conhecimentos, reflexões e olhares com as crianças, o que é fundamental nesta fase, mas também é importante para mim, pois não sou especialista nesta etapa de ensino e isso contribui também para o meu olhar”, conta.

Segundo Erlane, a professora Rafaela foi convidada para participar de outros momentos com a turma. “O que ela colocou para as crianças em relação ao quanto o mapa ‘fala’ com a gente, mas que nós não sabemos escutar, foi muito interessante e aguçou a curiosidade da turma. Certamente estes encontros são satisfatórios”, conclui Erlane.

“Acredito que quando a Coopeducar promove encontros como estes, onde o professor especialista visita uma turma mais nova, que ainda não está em contato direto e aprofundado com cada uma das disciplinas, materializa o projeto cooperativista da instituição”, conclui Rafaela, que se encontrou novamente com a turma para tratar das Grandes Navegações, tema que gerou pesquisa e colocou em prática o que os alunos aprenderam.

Veja alguns relatos das crianças sobre o estudo de Leitura dos Mapas, através do qual expressaram curiosidades e deixaram perguntas à convidada.

Registro da Maysa Ventorin:

Na aula com a professora Rafaela, eu descobri várias coisas que eu não sabia sobre mapas, como por exemplo, descobri que os mapas “falam” conosco, mas não saindo uma voz de sua boca, e sim com várias imagens ou palavras dizendo cada coisinha que o mapa tem. Descobri que a cartografia é a arte de ler mapas, e ela é muito útil para nos localizarmos, para descobrir quantos metros ou quilômetro faltam para chegarmos ao nosso “destino”, ou até mesmo para explorar as “profundezas” do mundo. Através disso, podemos saber o quanto um mapa é útil. E para facilitar a leitura de mapas, eles têm uma legenda, um título, orientação e projeção cartográfica. [...] Eu adorei essa aula, mas o que eu mais gostei de descobrir foi sobre a cartografia: o que ela é e quais são suas funções. Eu quero saber se existe algum mapa somente para outro planeta.

Registro de Lorenzo Del’ Esposti:

O que eu mais gostei de aprender nessa aula foi uma parte da história dos mapas e como podemos lê-los e ‘’entender’’ o que eles querem nos dizer. Uma curiosidade que resolvi tomar nota: os mapas têm mais de 3000 anos! Quando eu soube me espantei um pouco, porque isso é muito tempo! [...] E outra coisa, os mapas se desenvolveram na época das Grandes Navegações, pois eles precisavam demarcar os territórios para a guerra.

Imagem da Galeria Print do encontro da Professora Rafaela com o quinto ano.
Imagem da Galeria Print do encontro da Professora Rafaela com o quinto ano.