Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

PROGRAMA AMBIENTAL DA COOPEDUCAR CELEBRA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Programa de Educação Ambiental Semeando Ideias, Colhendo Resultados da Coopeducar, surgiu em 2017 e envolve vários projetos realizados por todos os alunos da escola, da educação infantil ao ensino médio: horta, captação da água de chuva, energia solar, reflorestamento, produção de mudas, minhocário, composteira, coleta seletiva e muitos outros.

Hoje, dia 05 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Programa Semeando Ideias, Colhendo Resultados envolve celebra essa temática tão importante junto a todos os alunos da escola, os profissionais da escola, pais cooperados e a comunidade, através das ações diversas que são realizadas em cada um dos projetos, que se realizam em todas as turmas através de ações interdisciplinares coordenadas pelo professor Tiago Altoé.

O professor Adelso Viçosi, Diretor da Coopeducar, conta que “Está na essência da Coopeducar a preocupação com o meio ambiente. Os pais e alunos foram os responsáveis por plantar as primeiras ideias e fazer a escola caminhar junto com as preocupações ambientais”, explica.

Desde sua fundação, no ano de 2000, a Coopeducar tem preocupação com o cooperativismo e com questões ambientais. Nesse sentido, desde 2006, com o início do projeto Jatobá, várias ações já foram feitas na história da Coopeducar, culminando na criação do Programa Semeando Ideias, colhendo resultados, em 2017.

Passados 20 anos, nota-se no dia a dia da escola como os alunos vivenciam a importância do cuidar e do preservar. “Mesmo agora durante a pandemia a escola tem feito diariamente a manutenção de todos os projetos, até mesmo da horta, para que as crianças possam encontrar tudo caminhando conforme deixaram em março”, conclui Adelso.

No decorrer das atividades ambientais, a escola Coopeducar participou nesta semana de palestra virtual do lançamento do projeto Biguá, na qual a jornalista Sônia Bridi relatou diversas experiências com o trabalho ambiental. Em 2018, a Coopeducar foi vencedora do prêmio Biguá na categoria escola, com o projeto Semeando Ideias, Colhendo Resultados.