Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

Projeto do terceiro ano fecha o ciclo de estudos sobre o trabalho voluntário em Venda Nova do Imigrante

O ciclo de atividades do projeto do terceiro ano do Ensino Fundamental, que estuda o voluntariado na cidade de Venda Nova do Imigrante contou, ainda, com mais duas visitantes. A turma recebeu a voluntária Claudete Bellon, da Festa da Polenta, no dia 27 de novembro, que apresentou o trabalho que realiza na associação da festa da polenta. "Ser voluntário é estar comprometido e ter dedicação no que se faz. Cada um de nós, voluntários, precisamos fazer o que gostamos, pois somente assim conseguimos dar o nosso melhor", conta Claudete.

A Festa da Polenta, tradicional na cidade, só acontece devido a organização dos voluntários e ação que cada um realiza. Claudete ainda perguntou às crianças se elas têm o desejo de ser voluntárias e conversou com o grupo sobre as responsabilidades que envolve a posição. Para a professora Sandra, regente da turma, a visitante envolveu as crianças nas histórias e informações sobre a associação "foi um momento de muita aprendizagem e muito proveitoso para sanar as curiosidades das crianças".

Para fechar o projeto, o grupo ainda recebeu a visita de Árcilia Rébuli Betini, voluntária da pastoral da saúde, no dia 02 de dezembro. A Pastoral da Saúde, que existe há mais de trinta anos, começou com oito mulheres voluntárias que se juntaram para visitar famílias que precisavam de ajuda com atendimento e assistência. "Atualmente são 80 voluntárias, e nos dividimos em grupos de visita social e produção de fitoterápicos", explica Cila - como é conhecida.

"As crianças ficaram encantadas com a diversidade de plantas e como elas são benéficas para a saúde das pessoas", conta a professora Sandra. Alguns fitoterápicos foram apresentados ao grupo, e as crianças identificaram algumas ervas e chás, envolvendo o grupo no sentido da própria associação. As crianças entenderam e ressaltaram que o objetivo da Pastoral é, nas palavras delas, "ajudar todas as pessoas que têm necessidades" - o grupo do terceiro ano, que conclui agora este ciclo com o envolvimento e a alegria de ter contato com algumas das ações e organizações voluntárias da cidade de Venda Nova do Imigrante.