Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

QUATRO ANOS DE ENERGIA SUSTENTÁVEL NA COOPEDUCAR

Nesta terça-feira, 10 de março, a implantação da unidade geradora de energia solar fotovoltaica da Coopeducar completa 4 (quatro) anos.  A proposta, que teve investimento de 60 mil reais em sua implantação, foi uma iniciativa dos pais cooperados em parceria com o Sicoob e com a escola resultou em uma economia que já ultrapassa 80 (oitenta) mil reais nestes quatro primeiros anos de uso.

O Diretor Pedagógico da Coopeducar, professor José Adelso Viçosi, explica a diferença no valor médio da conta de energia da escola “hoje pagaríamos em torno de 2200 (dois mil e duzentos) reais, mas devido ao uso das placas de energia fotovoltaica, no mês de Fevereiro pagamos 185 (cento e oitenta e cinco) reais”.

Segundo o sistema de monitoramento, os dados apontam que a unidade geradora permitiu à Coopeducar evitar que fossem lançadas no meio ambiente mais de 19 toneladas de gás carbônico. “É como se também um veiculo tivesse deixado de rodar mais de 127 mil quilômetros ou mais de 500 árvores fossem plantadas”, explica Viçosi.

O projeto já foi visitado por mais de 15 escolas da região que tiveram a oportunidade de entender sobre o funcionamento da usina de energia solar fotovoltaica, e serviu como referência para diversos empresários de Venda Nova do Imigrante, que implantaram usina solares em suas empresas e residências.

 

 

Os impactos ambientais também devem ser observados

A Coopeducar é a única escola da região que possui energia 100% sustentável. A energia solar faz parte do coletivo de projetos ambientais desenvolvidos e fomentados na escola e ajudou a Coopeducar a conquistar os prêmios Biguá de Sustentabilidade e de Jornalismo Cooperativista.