Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

RECONHECIMENTO À LUTA DAS MULHERES: ALUNOS DA COOPEDUCAR PROMOVEM EXPOSIÇÃO EM CELEBRAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

20 de março de 2023

A Mostra é uma reflexão sobre a luta das mulheres na semana do Dia Internacional da Mulher.

Na última semana, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio realizaram uma série de trabalhos que culminou na produção de uma Exposição em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. A proposta, que foi coordenada pelas professoras Rafaela Lopes Caliman e Laudineri Salve, encontra-se exposta no pátio central da escola.

Segundo as professoras envolvidas na atividade, a Mostra é uma reflexão sobre a luta das mulheres na semana do Dia Internacional da Mulher.  Na sala de aula, durante as aulas de História, as professoras problematizaram o papel da mulher na história da humanidade e como elas tiveram que lutar para ganhar espaço e reconhecimento ao longo dos períodos históricos.

Durante a proposta, a turma do 6º Ano foi responsável por pesquisar acerca das atividades realizadas pelas mulheres no período da Pré-história. O objetivo primordial da pesquisa foi, segundo os alunos, apresentar teorias mais recentes as quais apontam – ao contrário do que se pensa atualmente - que as mulheres paleolíticas foram parceiras dos homens, sobretudo na caça e na fabricação de ferramentas.

A turma do 7º ano, por sua vez, pesquisou a respeito do papel da mulher na Idade Média. O objetivo do grupo foi mostrar que, neste período, muitas mulheres foram perseguidas e atraíram a desconfiança das pessoas pois, em virtude de suas habilidades e imensa sabedoria, eram consideradas perigosas, afirmaram os estudantes.

Já a turma do 8º ano foi incumbida de  apresentar mulheres que foram extraordinárias nos séculos XVIII e XIX, que, devido ao preconceito vigente na época, foram invisibilizadas ou tiveram suas conquistas destinadas aos homens, sendo algumas delas: Mary Wollstonecraft, Olympe de Gouges, Mary Delany etc.

A conquista do direito ao voto foi a temática direcionada para a turma do 9º ano. Durante as buscas, os estudantes pesquisaram a história do direito ao voto feminino, conquistado a duras penas tanto no Brasil, quanto no resto do mundo, além dos principais eventos e documentos históricos que marcaram outras conquistas femininas ao longo do tempo.

Outra temática abordada foi a invisibilidade da mulher na ciência. Desta vez, os responsáveis pelo assunto foram os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, que, ao longo da pesquisa, perceberam que embora a sociedade recentemente venha enxergando com otimismo a participação das mulheres nas produções científicas, os indicadores e pesquisas ainda apontam a existência de preconceitos. Além disso, a turma também destacou nomes de cientista mulheres que fizeram história.

Por fim, a turma da 2ª Série do Ensino Médio realizou uma pesquisa sobre dados estatísticos atuais a respeito da condição da mulher na sociedade. Os indicadores examinados trataram sobre temas como a participação da mulher na política, a violência contra a mulher, o acesso a cuidados básicos, a luta pela igualdade salarial etc.

Segundo a aluna Maysa Fernandes Ventorin, do 8º Ano, “o Dia Internacional da Mulher é um momento de reflexão sobre a nossa luta, sobre a nossa história e o que passamos até os dias atuais, sobre o valor que nos é dado e o que realmente deveríamos ter. A proposta de nos aprofundarmos em relação às mulheres na idade moderna surgiu do fato de estudarmos sobre o Iluminismo e a Revolução Industrial e nos livros e materiais não haver figuras femininas, que tanto foram e são importantes. Na minha opinião, é muito necessário falar e estudar sobre essas mulheres que estão presentes de forma marcante na nossa história, mas que não têm a representatividade que merecem”, afirmou a aluna.

Apesar dos avanços e conquistas apontados na Exposição, que ainda se encontra disponível para visitação, “muito ainda há de se fazer para melhorar a situação da mulher na sociedade brasileira. A luta continua”, relataram as professoras.

Thiago Braga.

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário