Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

Trabalho voluntário: projeto do terceiro ano envolve crianças na colaboração vendanovense

O grupo do terceiro ano do Ensino Fundamental da escola Coopeducar recebeu a visita da integrante da Associação das Voluntárias pró Hospital Padre Máximo, Eunice Caliman, para um bate papo sobre o trabalho voluntário e a importância de ajudar o próximo.

O encontro fez parte do projeto que a professora regente Sandra da Silva realiza com a turma. “As crianças estão estudando sobre o município de Venda Nova do Imigrante e, dentro do assunto, pensou-se em apresentar a cultura do voluntariado, que é marca forte no município. Acreditamos que os vários grupos de voluntários que existem na cidade podem contribuir muito com as crianças e iniciamos essa série de bate papos semanais”, explica.

 

Ainda para os estudos sobre o voluntariado na cidade, os alunos do terceiro ano receberão representantes voluntários da Apae, da Festa da Polenta e os voluntários da Pastoral da Saúde de Venda Nova do Imigrante.

E foi com este objetivo que, na última quarta-feira, 18, os alunos receberam a visita de Eunice, que é

voluntária desde 1995 na Associação Pró Hospital Padre Máximo. No encontro com a turma, Eunice explicou como e por que o grupo surgiu, quais as atividades que realiza para a Associação e com quais objetivos o trabalho voluntário é realizado pelo coletivo.

“É difícil dizer o que a Associação significa. É algo nosso, e ao mesmo tempo não é, porque fazemos com amor e entregamos nossa alma muitas vezes sem saber quem será ajudado com nosso trabalho”, explica a voluntária.

A professora Sandra confirma “Foi muito interessante ver a receptividade das crianças. Elas descobriram a importância e a beleza do trabalho voluntário, e até mesmo perceberam que alguns familiares delas, como avós, tios e outros parentes fazem parte desses grupos e elas sequer imaginavam”.

Uma das coisas mais interessantes, segundo Sandra, é que ao final, quando questionadas sobre o que gostariam de dizer à visitante, as crianças disseram ser “muito importante o voluntariado porque essas pessoas ajudam outras pessoas e também ajudam a elas mesmas, pelo bem que elas fazem aos outros”.

A voluntária Eunice agradeceu o convite e relatou que “a oportunidade de contribuir para o aprendizado das crianças é engrandecedor. As crianças são muito inteligentes e antenadas. Todas atentas e anotando tudo. Fiquei muito feliz de perceber como elas gostaram da visita. Parabenizo a dedicação da professora e equipe”, concluiu.

No último dia 22 de agosto, a Associação das Voluntárias pró Hospital Padre Máximo comemorou 41 anos de fundação, e neste período contribui com a confecção de toda a rouparia necessária para os setores do hospital, além de lençóis, fronhas, panos e até de alguns dos uniformes. A contribuição da Associação se realiza através das doações que recebem e, também, da venda dos produtos artesanais são colocadas à venda na loja da Associação, que funciona diariamente no período da tarde, das 12h às 17h, no mesmo prédio do ateliê, ao lado do Hospital Padre Máximo, e também na rota do lagarto, em Pedra Azul, na loja da Tutti Mani.

 

A sede da Associação das Voluntárias fica na rua Bouganville, sem número - Res. do Bosque, Venda Nova do Imigrante – ES. O telefone para contato é: (28) 3546-1470.

Quer saber mais sobre a Associação? Acesse: Voluntárias Pró-Hospital – HOSPITAL PADRE MÁXIMO (hpmaximo.org.br)