Coopeducar:
gente que coopera, cresce!
Centro de Educação e Cultura "SABER" - Semeando ideias. Colhendo resultados!

Turma do 5º ano da Coopeducar inicia Projeto Enigmas

A turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Coopeducar inicia, nesta semana, uma caminhada de três meses pelo Projeto Enigmas, que pretende oportunizar às crianças o contato com textos e a literatura em torno do assunto.

As narrativas de enigmas atravessam os séculos XIX e XX durante grandes transformações urbanas e científicas, quando as cidades sofriam com o crescente processo de industrialização e a vida anônima nas multidões das metrópoles transformou a cidade em um cenário para famosos crimes da literatura policial. Nesse contexto, nasceram figuras como Sherlock Holmes, famoso detetive das histórias escritas pelo autor britânico Arthur Conan Doyle.

O Projeto Enigmas no quinto ano da Coopeducar tem como objetivo oportunizar para as crianças o contato com os textos de enigmas e com esse gênero da literatura. Para a professora Erlane Correa “o projeto aproxima os alunos dos textos destes autores e vem ao encontro da experiência de pais e mães, que leram muitos desses clássicos na adolescência e início da vida adulta, então conhecem algumas das histórias e alguns dos detetives mais famosos. Nessa relação com o gênero a família também se relaciona”.

Para disparar o projeto, Erlane produziu, em parceria com a Professora Tatiane, de artes, uma série de vídeos que introduziram a temática aos alunos e trouxeram o ambiente enigmático para a familiaridade com alguns personagens. “O objetivo foi um convite, em forma de vídeo, para que as crianças descubram este novo universo”, explica Erlane.

Na última aula de Leitura Compartilhada, realizada com o Professor Thiago, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais do livro, o autor, Arthur Conan Doyle, e o famoso detetive Sherlock Holmes. A partir daí, a ideia é iniciar o momento de leitura compartilhada do livro "O enigma do coronel Hayter e outras aventuras".

A partir desta semana, as aulas do projeto se iniciam e terão foco, através dos textos de enigmas, nas práticas leitura, escrita, oralidade e análise linguística.

“Percebo que é um gênero bastante desafiante, que instiga e explora alguns assuntos que as crianças não têm tanto contato. Traz elementos científicos que fazem parte da construção do texto de enigmas como a lógica, as pistas, o DNA entre outros elementos que vão contribuir para leitura de textos mais complexos”, conclui Erlane.

Imagem da Galeria Trecho do vídeo chamada para Projeto Enigmas
Imagem da Galeria Trecho do vídeo chamada para Projeto Enigmas
Imagem da Galeria Trecho do vídeo chamada para Projeto Enigmas
Imagem da Galeria Trecho do vídeo chamada para Projeto Enigmas
Imagem da Galeria Trecho do vídeo chamada para Projeto Enigmas