Turma do 5º ano da Coopeducar inicia Projeto Enigmas
A turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Coopeducar inicia, nesta semana, uma caminhada de três meses pelo Projeto Enigmas, que pretende oportunizar às crianças o contato com textos e a literatura em torno do assunto.
As narrativas de enigmas atravessam os séculos XIX e XX durante grandes transformações urbanas e científicas, quando as cidades sofriam com o crescente processo de industrialização e a vida anônima nas multidões das metrópoles transformou a cidade em um cenário para famosos crimes da literatura policial. Nesse contexto, nasceram figuras como Sherlock Holmes, famoso detetive das histórias escritas pelo autor britânico Arthur Conan Doyle.
O Projeto Enigmas no quinto ano da Coopeducar tem como objetivo oportunizar para as crianças o contato com os textos de enigmas e com esse gênero da literatura. Para a professora Erlane Correa “o projeto aproxima os alunos dos textos destes autores e vem ao encontro da experiência de pais e mães, que leram muitos desses clássicos na adolescência e início da vida adulta, então conhecem algumas das histórias e alguns dos detetives mais famosos. Nessa relação com o gênero a família também se relaciona”.
Para disparar o projeto, Erlane produziu, em parceria com a Professora Tatiane, de artes, uma série de vídeos que introduziram a temática aos alunos e trouxeram o ambiente enigmático para a familiaridade com alguns personagens. “O objetivo foi um convite, em forma de vídeo, para que as crianças descubram este novo universo”, explica Erlane.
![]() |
Na última aula de Leitura Compartilhada, realizada com o Professor Thiago, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais do livro, o autor, Arthur Conan Doyle, e o famoso detetive Sherlock Holmes. A partir daí, a ideia é iniciar o momento de leitura compartilhada do livro "O enigma do coronel Hayter e outras aventuras".
A partir desta semana, as aulas do projeto se iniciam e terão foco, através dos textos de enigmas, nas práticas leitura, escrita, oralidade e análise linguística.
“Percebo que é um gênero bastante desafiante, que instiga e explora alguns assuntos que as crianças não têm tanto contato. Traz elementos científicos que fazem parte da construção do texto de enigmas como a lógica, as pistas, o DNA entre outros elementos que vão contribuir para leitura de textos mais complexos”, conclui Erlane.